O geógrafo e professor Enoch de Siqueira Cavalcanti Neto foi empossado como membro da Academia de Letras e Ciências da Amazônia (ALCAMA) em uma cerimônia na última sexta-feira (28 /03), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Manaus. Durante o evento, o autor apresentou descobertas inéditas contidas em sua obra *Geografia Histórica de Carauari do Yuruá: 30 anos de mudança socioeconômica, territorial e ambiental*, trazendo à tona detalhes desconhecidos sobre a criação e a instalação do município de Carauari, além de aspectos fundamentais da história regional.
*Descobertas históricas exclusivas*
Uma das principais revelações de Enoch Cavalcanti Neto é a verdadeira data de criação e instalação do município de Carauari, um fato nunca antes citado na literatura histórica. Segundo sua pesquisa, Carauari foi oficialmente criado, sem denominação, em *8 de setembro de 1894*, com sede em São Felipe. Em *17 de abril de 1895*, a Lei nº 114 transferiu a sede para a localidade que hoje é reconhecida como Carauari, conforme disposto na Lei nº 74, de *8 de outubro de 1894*.
A instalação oficial do município ocorreu em *2 de agosto de 1895*, com efeitos a partir de *18 de agosto de 1895*, quando foi empossado o primeiro superintendente, o Coronel *Hermelindo Contreiras de Oliveira*, juntamente com cinco intendentes. Essa informação, baseada em registros do Diário Oficial do Estado do Amazonas de 15 de setembro de 1895, altera significativamente a história celebrada até os dias atuais, impactando, inclusive, a data oficial de comemoração da criação e instalação do município, bem como a simbologia representada em sua bandeira.
Além disso, outra descoberta inédita feita pelo autor revela que Carauari teve origem como um primitivo seringal homônimo, pertencente à firma *Pedrosa & Irmãos, liderada por Leonel Alves Pedrosa*. Esse achado contribui para um novo entendimento sobre a formação econômica e social da região, mostrando que o município se desenvolveu a partir da atividade seringueira.
*Sobre a obra*
Com *853 páginas* divididas em *15 capítulos*, *Geografia Histórica de Carauari do Yuruá* é uma obra interdisciplinar que abrange antropologia, arqueologia, biogeografia, geografia física, hidrografia, história e meio ambiente. Além de resgatar informações fundamentais sobre a criação e instalação de Carauari, o livro oferece uma análise detalhada das transformações sociais, territoriais e ambientais da região ao longo das últimas três décadas.
Outro destaque da obra é o resgate histórico do *Rio Juruá*, baseado em uma missão diplomática de pacificação liderada pela *Comissão Mista Brasileiro-Peruana*. A O relatório produzido durante essa missão apresenta um rico embasamento científico, revelando as peculiaridades do Juruá, reconhecido como um dos rios mais sinuosos do mundo.
A cerimônia de posse na ALCAMA representa um marco na trajetória do professor e pesquisador, consolidando seu reconhecimento como um dos principais estudiosos da história e geografia da Amazônia.
*Sobre o autor*
Natural de *Manaus*, mas criado em *Carauari*, Enoch Cavalcanti Neto tem suas raízes profundamente ligadas ao município. Filho de *Rhemithalces de Siqueira Cavalcanti* e *Inoah Diniz de Siqueira Cavalcanti*, iniciou seus estudos no Colégio São José e Francisco Alves de Souza. Em *1979*, mudou-se para a capital amazonense, onde concluiu o ensino médio na *Escola Agrotécnica Federal de Manaus*, especializando-se em Agropecuária.
Graduado em *Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)*, possui pós-graduações em *Geoprocessamento* e *Gestão Ambiental*. Com uma carreira dedicada à pesquisa e à valorização da história amazônica, atualmente atua como *geógrafo no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Rondônia (DER-RO)*. E possui membros da família ainda residindo no município de Carauari- AM.
A obra está disponível no site da *Editora CRV*, na *Amazon* e nas principais livrarias do país. Mais do que um livro, *Geografia Histórica de Carauari do Yuruá* é um marco para o registro histórico da Amazônia.
Texto: Acácia Cavalcanti
Jornalista - Assessoria de Imprensa