Berti é médico e já atuou em missões de resgate e apoio a vítimas de enchentes, deslizamentos de terra e outras catástrofes
A convite do prefeito Léo Moraes, o médico e especialista Marcos Berti Cavalcanti assume a coordenação da Defesa Civil Municipal de Porto Velho a partir desta segunda-feira (6). Com uma vasta experiência acadêmica e profissional, Berti traz ao cargo sua formação em áreas relacionadas à saúde e emergências, além de um histórico de atuação em missões humanitárias e projetos de gestão de crise.Marcos Berti é graduado em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (RJ), com especializações que incluem Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Terapia Intensiva. Ele também concluiu residências médicas em importantes instituições como o Hospital Santa Casa de São Paulo e o Hospital 9 de Julho. Além disso, possui pós-graduação em Medicina Aeroespacial pela Universidade Estácio de São Paulo, e ainda especialização em Medicina Legal pela USP.
Sua trajetória profissional abrange 19 anos como médico regulador e intervencionista do Samu (192) em Porto Velho, além de experiência como médico do Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. Marcos também integrou equipes de terapia intensiva em hospitais de referência e foi docente em instituições como a Faculdade São Lucas e a Fimca, ministrando disciplinas voltadas a urgências e emergências médicas.
Berti possui um histórico em ajuda humanitária, atuando em missões de resgate e apoio a vítimas de enchentes, deslizamentos de terra e outras catástrofes, em diversas regiões do Brasil, como Brumadinho (MG), o Vale do Itajaí (SC) e o Baixo Madeira (RO). Já recebeu diversas condecorações em resposta à contribuição ao setor de saúde e segurança, incluindo medalhas e honrarias do Governo de Rondônia e de entidades como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.