Pacientes tiveram um dia para garantir o método de prevenção
O DIU é um método contraceptivo que faz parte do planejamento reprodutivo, para que este seja adequado às necessidades das pessoas em seus diferentes momentos de vida e que haja redução das gestações não planejadas, dos abortos inseguros e da morbimortalidade materna e infantil.
Segundo a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, que esteve presente na ação, “o objetivo é reduzir o índice de gravidez indesejada, de gravidez na adolescência e a morbimortalidade materna e neonatal. Com a implantação do DIU, as mulheres podem se planejar para o momento em que desejam, promovendo maior qualidade de vida para elas, para que tenham uma vida sexual ativa e saudável”, destaca Marileni Penati.
A ação realizada faz parte das inúmeras estratégias da rede municipal de saúde em ampliar o acesso aos métodos contraceptivos seguros e eficazes às mulheres.
“Sem dúvidas, é uma atividade muito importante e fundamental, pois aqui as mulheres, que implantarem o DIU, poderão traçar um planejamento familiar eficaz para que as nossas crianças venham com muita saúde e tenham todo apoio da família”, relata Ieda Chaves.
Aos 20 anos e casada, Vitória Beatriz foi uma das mulheres que realizou a inserção do DIU. A jovem planeja ter filhos, mas em um momento mais estável da vida. “Quando eu vi o banner dessa ação, eu já corri para fazer meu agendamento. Eu sou muito nova, então eu tenho planos na minha vida. Quero estudar, me formar e depois poder dar a luz a um bebê. Quero que meu filho venha em um momento em que eu e o pai dele, estejamos com melhores condições”, explica Vitória.
Já Vanessa Ortiz é mãe de dois filhos. Ela decidiu fazer a implantação do DIU para seguir os outros projetos de vida. “Agora eu quero focar em outras ações. A gente sabe que não é fácil criar filhos, pois precisamos trabalhar para manter a família. Então a implantação desse DIU vai me ajudar muito. Lá na frente, quem sabe, eu planeje uma nova gestação”, conta.
A ação contou também com a oferta de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), palestras educativas sobre o tema e outras ações para o fortalecimento da saúde da mulher.
ROTINA
Segundo o diretor do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Marcelo Villar, a oferta do DIU já faz parte das ações da Semusa. Quem não conseguiu participar do mutirão, pode fazer a solicitação na rede pública municipal.
“A porta de entrada para a inserção dos dispositivos são as unidades básicas de saúde. Lá, a paciente faz o agendamento com a equipe de estratégia de saúde da família e passa pela análise dessa equipe. A partir disso, a mulher é encaminhada aqui para o Centro de Referência de Saúde da Mulher e, caso se enquadre nos requisitos estabelecidos pela medicina, já inicia o processo para a inserção do DIU”, explica Marcelo Villar.
PRESERVATIVOS
Além disso, a Prefeitura disponibiliza, em sua rede de saúde, outros métodos para evitar uma gravidez não planejada como os preservativos (masculinos ou femininos), que também têm a função de proteger contra ISTs, pílula anticoncepcional, contraceptivo injetável, anel vaginal e adesivo cutâneo.
Esses métodos estão disponíveis nas unidades de saúde da rede pública municipal, na sede da Semusa e nos centros especializados. Para ter acesso ao método não precisa fazer cadastro nem apresentar cartão do SUS. Também não há limite de quantidade por usuário.