Objetivo é fomentar e ampliar ainda mais a produção de mel no município, que atualmente está na casa de 45 mil toneladas
“Por meio do conhecimento técnico desses produtores, a Prefeitura tem como objetivo capacitar outros apicultores de Porto Velho para melhorar a produtividade de mel por colmeia, e, com isso, fomentar ainda mais a produção na capital”, disse o secretário Carlos Magno (Semagric).
Ainda conforme o secretário, por ser o único município em Rondônia com técnicos especializados e apiário maternidade apropriado para desenvolvimento dessas novas técnicas, Rolim de Moura foi escolhido para ser o local onde o curso será ministrado.
Nesse caso, além das aulas teóricas, transmitidas de forma remota, os participantes poderão acompanhar na prática como as técnicas podem ser aplicadas e ao mesmo tempo ver os resultados direto do aprendizado nas colmeias.
Com relação à expectativa de produção de mel em Porto Velho, a partir dessa capacitação, o titular da Semagric informou que a partir de 2019, com o incentivo e o apoio da gestão Hildon Chaves, o município saltou de 19 mil para 45 mil toneladas do produto. Com as novas técnicas de produção de abelhas rainhas e melhoramento genético a tendência é avançar ainda mais.
CONTEÚDOS
Responsável por acompanhar os produtores da capital durante as aulas práticas, Roseval Guzzo, técnico da Semagric, informa que o instrutor Tiago Nunes atualmente conta com mais de 300 alunos em sua plataforma de curso on-line sobre a criação de abelhas rainhas. Os conteúdos são os seguintes:
1° Aula teórica
2° Aula prática: Orfanação do enxame
3° Aula prática: Coleta da geleia real
4° Aula: Enxertia das larvas
5° Aula: Proteção das células reais
6° Aula: Preparação do alimento para princesas
7 ° Aula: Nascimento das princesas
8° Aula: Preparação de colmeias receptoras
9° Aula: Introdução das princesas
10° Aula: Confirmação da fecundação das rainhas.