Procedimento é indicado nos casos de insuficiência respiratória desencadeados por patologias agudas ou crônicas
O curso, voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, teve como objetivo abordar o mecanismo de funcionamento do aparelho, conhecer os modos ventilatórios, aplicação e a indicação da ventilação mecânica.
As UPAs são unidades voltadas para atendimentos de urgência e emergência que atendem casos de maior complexidade. Segundo a coordenadora do NEP da UPA Sul, enfermeira Estela Fabrício, “recorrentemente a unidade recebe pacientes que necessitam fazer uso da ventilação mecânica, por isso os profissionais precisam estar sempre atualizando seus conhecimentos”.
“Diante de uma situação que precise de um tempo hábil, é de extrema importância saber manusear o ventilador mecânico para um bom desfecho do quadro clínico desse paciente. Essa técnica pode livrar esse paciente de métodos invasivos, além de diminuir as chances de internação em unidades de terapia intensiva, por exemplo”, explica o facilitador.
Hairton Noleto, técnico de enfermagem na UPA Sul, foi um dos profissionais que participou da capacitação. Para ele, “o curso abriu nossa mente para muitos detalhes e situações vivenciadas numa sala de emergência, como, por exemplo, como funciona no nosso organismo com esse aparelho, principalmente para o pulmão ser ventilado através do respirador. Muito importante para o paciente e também equipe médica e da enfermagem”.