Com o intuito de aumentar o nível de escolaridade dos reeducandos nas unidades prisionais do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou na quarta-feira (5), na Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça – Pefem, as pré-inscrições para realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – Encceja PPL.
A ação segue as recomendações da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen e tem como objetivo, mapear os voluntários para potencializar o acesso das pessoas privadas de liberdade ao exame.
O mapeamento na unidade feminina identificou 47 reeducandas com interesse em realizarem a prova. A chefe do Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade – Nued , Monique Mesquita explicou que, o levantamento acontece em todo o Estado até o próximo dia 10, e acrescentou, “a participação é voluntária e gratuita e contribui para o aumento do nível de escolaridade no sistema prisional, gerando ainda, perspectivas no campo profissional após o cumprimento de suas penas”.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, através da oferta de educação, as oportunidades de inserção no mercado de trabalho são ampliadas. “O Estado tem proporcionado condições reais para a ressocialização, por meio da oferta de educação, cursos profissionalizantes e trabalho”, salientou.
ENCCEJA PPL
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep aplica o exame em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, Ministério da Justiça e Segurança Pública. A prova é ofertada aos reeducandos desde 2002, possibilitando o avanço no nível escolar durante o cumprimento de pena, através da conclusão do nível fundamental ou médio e de forma totalmente gratuita. As inscrições da edição 2023 ocorrem do dia 24 de julho a 4 de agosto e