Governo define datas para as reuniões de Câmaras Temáticas do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Rondônia

ÚTIMAS POSTAGEM

Governo define datas para as reuniões de Câmaras Temáticas do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Rondônia


Durante os três dias será promovido um espaço de discussão e troca de ideias entre os diversos atores envolvidos

Porto Velho, RO - Com o intuito de elaborar estratégias relevantes para ações que possam combater os efeitos das mudanças climáticas no Estado, o Governo de Rondônia definiu, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, novas datas das reuniões voltadas à discussão sobre tais mudanças no Estado.

A programação acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto, na sala de reuniões da Sedam. Durante os três dias será promovido um espaço de discussão e troca de ideias entre os membros de cada uma das Câmaras Temáticas, visando a construção de soluções concretas e eficazes.

Nas reuniões serão abordados temas cruciais relacionados às mudanças climáticas como o desmatamento, a preservação da biodiversidade e a gestão de recursos. Cada Câmara Temática terá sua agenda específica com debates, apresentação de projetos e discussões sobre as melhores estratégias a serem adotadas.

As reuniões das Câmaras Temáticas são relevantes para a elaboração de estratégias e ações que possam combater os efeitos das mudanças climáticas no estado de Rondônia, bem como alinhar as diretrizes referentes a salvaguardas, pagamentos por serviços ambientais, povos indígenas e comunidades tradicionais.

O vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sérgio Gonçalves, que esteve presente no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, ocorrido em maio, destacou que, Rondônia busca a conciliação entre desenvolvimento em prol da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente.

Afirmou ainda que, as reuniões das Câmaras representam um passo significativo para o enfrentamento das questões ambientais no Estado. “Espera-se que os próximos debates e deliberações resultem em ações concretas e efetivas, promovendo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em Rondônia, servindo de exemplo para todo o país”, concluiu Sérgio Gonçalves.

Para o diretor de Governança Climática, José Antônio Sepeda, Rondônia está caminhando em conjunto a outros estados da Federação e busca consolidar a Política de Governança Climática como uma necessidade, sendo critério de elegibilidade para captação de recursos, de forma direta ou indireta. “Nosso Estado agrega parceiros no Brasil e no mundo, a fim de promover o desenvolvimento de ações climáticas necessárias, com a salvaguarda da soberania, tecnicidade e vontade política”, destacou.

FÓRUM ESTADUAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O Fórum de Mudanças Climáticas foi instituído pelo Decreto n° 24.497, de 27 de novembro de 2019, sendo este, uma instância consultiva do Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais, previsto no inciso IV do Artigo 10, da Lei Estadual nº 4.437, de 17 de dezembro de 2018, a qual institui a Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – PGSA, e cria o Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – SGSA, visando debater junto aos órgãos e entidades, sociedade civil, a agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Neste ano, foram tratadas pautas importantes, como a atualização sobre o Projeto Janela B – Governança Climática (Fundação Amazônia Sustentável – FAS, BVRio, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam), o Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas de Rondônia – PPCDQ/RO, Câmara Temática: Salvaguardas, o programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA e Povos Indígenas. O evento trouxe a expectativa do Estado avançar efetivamente na consolidação da política de mudanças climáticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem